Categories
Bom de copo Estilos de Cerveja

Vienna Lager: conheça essas cervejas deliciosas e refrescantes

No coração da Europa existe um pequeno país chamado Áustria. Tem apenas 83 mil quilômetros quadrados – menor do que, por exemplo, o estado de Santa Catarina –, mas apesar do seu diminuto tamanho, os austríacos são os terceiros maiores consumidores de cerveja per capita do mundo. Isto quer dizer que 104 litros da bebida são consumidos por pessoa anualmente, quase o dobro que os brasileiros — nós consumimos 68 litros per capita anualmente.

Não à toa, este ouro fermentado é parte intrínseca da cultura do país, e se manifesta especialmente por meio das cervejas Vienna Lager. Esse é um estilo milenar de bebidas austríacas e que, nos últimos anos, conquistou o paladar de muitos cervejeiros ao redor do mundo, inclusive os brasileiros.

Hoje, vamos conhecer esse estilo de cerveja Lager, nascido nesse belo lugar repleto de lagos, montanhas e, é claro, muita cerveja boa.

Vienna Lager: conhecendo o estilo

Para entender o que é uma Vienna Lager, antes é preciso entender o que são as cervejas do estilo Lager. Tratam-se de bebidas cujo processo de fermentação ocorre a baixas temperaturas, geralmente entre 5ºC e 14ºC. 

Isto se deve a uma tradição dos mestres cervejeiros da região da Baviera (na atual Alemanha, região fronteiriça com a Áustria), que armazenavam a cerveja fermentada em cavernas frias durante o período de inverno. 

O resultado desta pouca temperatura fazia com que a bebida maturasse diferentemente de todas as outras cervejas da época, no caso as cervejas tipo Ale, de alta fermentação. Posteriormente, com o advento da geladeira e das câmaras frigoríficas, a cerveja tipo Lager se popularizou no mundo inteiro.

Nos idos de 1840, um mestre cervejeiro austríaco chamado Anton Dreher criou um novo estilo de cerveja Lager, combinando uma bebida de carbonatação moderada, leve cremosidade, malte suave e final bastante seco. Originalmente chamada de Lager de Schwechat (Schwechater Lagerbier) – cidade natal de Anton –, seu sucesso comercial acabou tirando o nome da pequena cidade ao lado da capital e ganhou o apelido de Lager de Vienna (Wiener Lagerbier).

vienna lager
Criada na Áustria, um pequeno país europeu, a cerveja Vienna Lager possui uma coloração âmbar puxada para o vermelho.

Por um acaso do destino, esta cerveja de cor âmbar avermelhado e límpida acabou também parando do outro lado do oceano, no México, através de mestres cervejeiros que migraram para a América no final do século 19. 

O aristocrata austríaco-mexicano Santiago Graf é hoje referência histórica como um dos grandes responsáveis por ter trazido esse estilo ao Novo Mundo. (Na época, a América era a terra da oportunidade e dos novos negócios para os ricos europeus).

Hoje, apesar do nome se manter o mesmo, é mais fácil encontrar uma Vienna Lager nos Estados Unidos e no México do que na própria Áustria.

Características da Vienna Lager

Existem diferentes cervejas Vienna Lager, e cada uma tem seu nível de inventividade e exclusividade dentro do estilo. Entretanto, há algumas características que se sobressaem e tendem a ser constantes.

A primeira delas é o perfil mais maltado, com aromas derivados do malte, sabor levemente tostado, sutil dulçor e notas de caramelo. O amargor é moderado e , algumas vezes, também é possível sentir uma leve picância, dependendo do tipo de lúpulo utilizado.

Com relação à coloração, a Vienna Lager costuma chamar a atenção graças à sua coloração âmbar avermelhada. A carbonatação é moderada e a espuma é branca e cremosa. O teor alcoólico varia entre 4,5 e 5,5%.

Cervejas Vienna Lager

Curioso para experimentar esse estilo de bebidas? Abaixo, listamos algumas opções de Vienna Lager disponíveis no site do Bom de Beer. Saiba mais a respeito de cada uma!

Biritis

A cerveja Biritis é uma ótima representante do estilo. Feita com maltes importados, os aromas remetem a tostado e caramelo, além de uma leve característica floral vinda do lúpulo. Sua coloração é forte e acobreada, e apresenta uma espuma cremosa e persistente. 

Foi a primeira cerveja lançada pela Brassaria Ampolis, que hoje já conta com outros rótulos em seu catálogo, como a Cacildis, a Ditriguis e a Aveludadis.

vienna lager biritis

Biritis Sem Filtris

Lançada em 2021, a Biritis Sem Filtris é uma versão não filtrada desse rótulo, e que remete às primeiras brassagens da bebida, quando ela era feita em menor escala e a ainda não passava por essa etapa de produção.

Uma das grandes diferenças está na coloração, que é mais turva, mas mantém o tom âmbar. Além disso, você encontrará os aromas e sabores maltados e uma leve presença de lúpulos, assim como na versão tradicional.

vienna lager biritis sem filtris

Black Princess Back to the Red

Ao contrário das outras opções dessa lista, a Back to the Red não é uma Vienna Lager comum, mas sim inspirada no estilo. Por isso, a Black Princess categoriza o rótulo como uma Red Lager.

A coloração é âmbar, porém com uma tonalidade mais acobreada, puxada para o vermelho. Já a espuma é cremosa e branca, e fica bem evidente na parte superior do copo.

Com relação ao paladar, podemos destacar as características do malte, incluindo um sabor caramelizado com notas de toffee, cereais e biscoito. O amargor é bastante sutil e equilibrado.

vienna lager biritis back to the red

As cervejas Vienna Lager saíram de um pequeno país europeu para conquistar o mundo graças à linda coloração que possuem e às marcantes características maltadas. Esses rótulos carregam anos de tradição cervejeira, e certamente vão chamar a atenção do seu paladar.


Para experimentar todos os rótulos citados acima e muitas outras cervejas especiais e premium, clique no banner abaixo e acesse o site do Bom de Beer!

cerveja vienna lager

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *