Categories
Bom Saber Curiosidades

Um gole de satisfação

Basta dar um gole, um micro golinho de cerveja que o seu corpo já irá ficar mais “contente”. E desta vez quem o afirma não é a sua própria consciência numa sexta-feira pós-expediente, mas sim pesquisadores PhD da faculdade de Medicina da Universidade de Indiana (EUA).

Para se chegar a esta conclusão, 49 homens adultos e saudáveis foram voluntários em um teste de escaneamento cerebral (chamado tomografia por emissão de pósitrons – ou TEP), enquanto eram-lhes ministradas pequeníssimas doses de cerveja ou bebida isotônica (sem álcool), equivalente a uma colher de sopa, a cada quinze minutos.

Com o objetivo de não embriagar nenhum participante durante o processo de pesquisa, mas sim apenas observar os efeitos da bebida no cérebro de pessoas comuns, o professor Dr. David A. Kareken acredita que “este é o primeiro experimento em humanos que evidencia que apenas o gosto de uma bebida alcoólica, sem os efeitos intoxicante do álcool, pode induzir à atividade dopaminérgica nos centros de recompensa cerebrais”.

Para você que faltou na aula de ciências neste dia, a dopamina é uma substância química que auxilia a transmissão de mensagens entre as células nervosas do cérebro. É também conhecida como o neurotransmissor responsável pela “felicidade”, uma vez que ela está ligada ao humor, aprendizagem e sensação positiva de recompensa.

Retornando aos voluntários de teste e para efeito de comparação, este estímulo de produção de dopamina não foi observado quando os mesmos pacientes ingeriram o isotônico não alcoólico.

Embora o consumo de cerveja esteja associado à produção de “felicidade” ou dopamina no cérebro, vale ressaltar que o consumo excessivo de álcool pode trazer o exato contrário, incluindo sentimentos de euforia e depressão. Portanto, entre uma colherzinha de sopa e um balde cerveja, a felicidade reside justamente na boa medida.

Com informações de: Hospital Sírio-Libanês, Minha Saúde Online, News-Medical.net e Universidade de Indiana (EUA)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *