Categories
Bom Saber Curiosidades

Um cacho de cerveja, por favor

Pense rápido: com alguns limões se faz uma limonada, com algumas laranjas se faz uma laranjada e com algumas bananas se faz o quê? Uma cerveja, é claro! Talvez você não saiba, mas em certas partes do mundo esta fruta multiuso e supernutritiva garante boas conversas de bar. Para sabermos um pouco mais sobre a inusitada bananada alcoólica, vamos viajar para o outro lado do Atlântico.

A República Democrática do Congo fica localizada na África central e possui uma população de mais de 70 milhões de habitantes. O terceiro maior país do continente, conhecido mundialmente por seus parques nacionais de búfalos e leões, é também um grande produtor agrícola e – dentre toda a sua cultura – produz banana. Para além do consumo próprio e exportação, esta fruta lá é utilizada como importante fonte de renda para o país ao produzir cerveja.

Conhecida como kasiksi ou kasi-kisi, esta bebida alcoólica é feita através da fermentação do suco dois tipos de bananas espremidas. Para se obter o ponto perfeito, primeiro se embala a fruta com as próprias folhas da bananeira, enterra-se e espera ficar madura o suficiente. Após uma semana, ao ser desenterrada, utiliza-se um terço do suco de bananas igikashi e dois terços de bananas igisahira para a confecção do mosto. Este suco filtrado e misturado com água destilada ainda irá levar levedo de cerveja, cevada e painço – que, de acordo com o Hospital Sírio-Libanês, é um cereal altamente nutritivo. Após 24 horas de fermentação, a bebida é coada, engarrafada e posta para descanso antes de ser finalmente consumida.

Não à toa, a kasi-kisi também é muito conhecida em outro país, um famoso produtor mundial de cerveja, distante das terras tropicais africanas: a Bélgica. Até muito pouco tempo atrás, mais precisamente até o ano de 1960, a República Democrática do Congo – outrora conhecida como Zaire – era ainda colônia da Bélgica. Os europeus aprenderam os segredos da cerveja de banana com os nativos e importaram a bebida (e as matérias primas) para Europa e para o resto do planeta.

Hoje em dia, a República Democrática do Congo se afirma como a principal (e original) produtora deste tipo de bebida e nos ensina que, quando o assunto é cerveja, a criatividade e a vontade não têm limites.

Com informações de: Britannica Escola, Hospital Sírio-Libanês, Practical Action

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *