Categories
Bom de Fazer Carnes

Aprenda a fazer uma deliciosa torta de carne com cerveja!

As tortas são um tipo de alimento muito comum há milhares de anos. Grandes civilizações, como os egípcios e os romanos, já dominavam a arte de fazer massas recheadas, e mesmo depois de muitos milênios, o prato continua fazendo sucesso pelo mundo.

Uma das versões favoritas é a torta de carne. Suculenta e saborosa, é um prato perfeito para se fazer no dia a dia, mas também é ótima para servir para os amigos e familiares durante uma confraternização.

A seguir, ensinamos como preparar uma torta com recheio de carne com cerveja que fica deliciosa e ainda explicamos a história dessa receita. Confira com a gente!

Receita de torta de carne com cerveja

Se a torta de carne já é incrível, quando acrescentamos cerveja ao recheio, ela fica ainda mais gostosa. A bebida, além de trazer um gosto característico de malte e um leve amargor, ainda atua amolecendo as fibras e deixando a proteína mais macia. E não se preocupe, pois, durante o cozimento, o álcool se evapora, ficando apenas o sabor.

Ingredientes

  • 500g de carne cortada em cubos
  • 1 talo de alho-poró fatiado bem fininho
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 500 ml cerveja Petra Escura
  • 1 tomate grande cortado em cubos
  • 1 cebola grande fatiada
  • 1 retângulo de massa folhada com 30cm
  • 1 batata grande descascada e cortada em fatias bem finas
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Antes de começar, aqui vai uma dica: você pode utilizar na receita a sua carne bovina favorita, desde acém ou músculo, que são mais baratas, até alcatra e maminha, cortes mais nobres. Se quiser, você também pode reaproveitar carnes do churrasco feito no dia anterior, pois isso trará um sabor incrível à receita.

Coloque na panela de pressão a carne, a cerveja, o alho poró, os dentes de alho, o tomate e tempere com sal. Tampe e coloque para cozinhar; quando começar a chiar, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por uma hora.

Abra a panela, verifique se a carne está bem macia a ponto de desfiar. Se já estiver desfiando, deixe em fogo baixo com a panela destampada apenas para secar um pouco o caldo. Se ainda não estiver desfiando, coloque cerca de 100 ml de água, tampe a panela novamente e cozinhe em fogo baixinho por mais 30 minutos.

Cozinhe a carne até ficar bem macia.

Após isso, desfie a carne e reserve. Forre o fundo de um refratário com as fatias de batata. Cubra com a carne desfiada e depois com as fatias de cebola. 

Abra um pouco a massa folhada  utilizando um rolo (ou garrafa) para deixá-la maior e mais fina. Cubra a torta com a massa folhada deixando aparecer um pouco do recheio nas bordas, e risque-a com a ponta de uma faca (mas tome cuidado para não rasgar) para que ela não infle no forno.

Regue a massa com um fiozinho de azeite e se quiser coloque umas folhinhas de alecrim. Leve para assar em forno pré-aquecido em 190 graus por 30 minutos, ou até a massa estar assada e dourada. Sirva bem quente.

Para acompanhar um pedaço da sua torta de carne, nada melhor que uma Petra Escura – a mesma que você utilizou para preparar o recheio! As notas do malte tostado combinam muito bem com o sabor do prato.

torta de carne petra escura
torta de carne botão amarelo

Bônus: Qual a origem da torta?

A comida está no forno, a cerveja está gelando, agora só falta mesmo a visita chegar. Hoje é dia de impressionar os convidados com uma receita de dar água na boca. Neste meio tempo, enquanto você se senta no sofá, uma pergunta vem à mente: quem foi que inventou a torta?

Segundo o American Pie Council (ou Concílio Americano de Tortas), tem-se registros dessa iguaria como a conhecemos hoje desde os antigos egípcios. Numa roda-viva de culturas, os gregos mais tarde utilizaram bastante a “torta” como um meio prático de se transportar alimentos de lá para cá, o que resultava por vezes basicamente numa “trouxinha comestível” – o importante mesmo era o alimento condensado nesta massa, não o seu invólucro.

Ainda de acordo com a mesma instituição, foram os romanos que levaram a cultura da torta para o resto da Europa – e por consequência, para todo o mundo Ocidental durante o período das navegações a partir do século 15. O prestigiado dicionário de inglês Oxford English Dictionary nota que a palavra “torta” era muito popular no continente já no século 14.

Como primeira receita publicável, os romanos divulgaram uma torta de queijo de cabra e mel. Mas se formos ainda mais longe, espacialmente e temporalmente, é possível encontrar registros de sobremesas e tortas salgados proporcionadas ao Faraó Ramsés II, no Vale dos Reis (atual Egito), onde governou absoluto entre os anos 1304 e 1237 a.C., isto é, há mais de 3.300 anos.

A torta de carne inglesa

Quando falamos em torta de carne, a provável origem da receita que conhecemos hoje é o Reino Unido. É possível saber disso graças ao tradicional livro britânico de receitas chamado The Compleat Cook, de 1694.

Nele, está registrado pela primeira vez a stew and steak pie, ou “torta de carne e rim” – que na época era recheada com carne e miúdos de cordeiro, ameixas, groselhas e noz-moscada. 

Posteriormente, essa receita seria muito citada em obras de grandes autores como Charles Dickens e Isabella Beeton. 

Na época, além do aproveitamento maior dos animais, as famílias faziam tortas pois sua massa feita à base de gordura ajudava a preservar as carnes por um período maior de tempo.

Torta de carne e rim, um prato típico do Reino Unido.

Ao longo dos anos seguintes, a receita foi se modificando, até ficar muito similar à que conhecemos hoje (incluindo a adição da cerveja). Foi apenas em meados do século 20 que o rim passou a se tornar opcional – embora os ingleses mais tradicionalistas defendam o valor dele para a comida.

Foi nesse período também que o prato se popularizou em todo o mundo e ajudou a formar a versão brasileira que conhecemos de torta.

Agora, além de preparar sua torta de carne, você já sabe tudo sobre o prato. Aproveite para compartilhar essas histórias com a sua família e amigos durante a refeição!


Se você gosta de receitas que envolvam cerveja, assine a newsletter do Bom de Beer preenchendo o formulário abaixo! Todos os meses, você recebe conteúdos no seu e-mail  que também abordam curiosidades, dicas de harmonização e muito mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *