Categories
Bom de copo Estilos de Cerveja

Sahti

Ao norte do planeta, num pequeno país encrustado entre a gigantesca Rússia e a famosa Suécia, a Finlândia permanece, ainda hoje, uma terra cheia de segredos e boas novidades aos olhos dos latino-americanos, especialmente àqueles que amam uma boa bebida. Conhecida principalmente por ser a terra oficial do Papai Noel, este país referência em igualdade social e altos índices de desenvolvimento humano possui uma cerveja para chamar de sua. Apresentamos-lhes: a Sahti.

Embora os resquícios escritos mais antigos sobre este tipo de cerveja datam do século 17, cascos dessa antiga iguaria foram encontrados a bordo de uma embarcação viking do século 9, isto é, há mais de 1000 anos. Trata-se, pois, de uma cerveja diferenciada, comemorativa, feita especialmente para tradições festivas e ocasiões especiais. Com o ressurgimento da cultura de proteção às cervejas artesanais no mundo ocidental como um todo, a Sahti não poderia ficar de fora da festa e ganhou, inclusive, um status de proteção geográfica na Europa.

Composta por uma variedade de grãos, cereais maltados e não maltados, incluindo cevada, centeio e aveia, a Sahti atual se distingue bastante por seu aroma que lembra à banana. Embora não leve a fruta tropical em sua composição, esta cerveja nórdica recebe este aroma particular por conta do acetato de isoamilo liberado pela levedura durante o processo de alta fermentação (Ale).

Um dos processos atuais mais clássicos na fabricação de uma Sahti é a combinação de infusão de zimbro (árvore facilmente encontrada em território finlandês) ao mosto. Não apenas pedaços do galho, como suas folhas e até mesmo o fruto são adicionados à bebida. O resultado é uma cerveja de tom escuro, similar à cor da Coca-Cola.

Tradicionalmente, tampouco se ferve a bebida em sua confecção e muito menos adiciona-se carbonatação à mistura. Isto porque a Sahti era consumida preferencialmente logo após sua confecção.

Em média, uma boa Sahti possui de 7% a 11% de graduação alcóolica (ABV) – ideal para ser apreciada com a entrada do frio do outono, a ser preferencialmente harmonizada com um bom pescado de águas salgadas.

Se você é do tipo cervejeiro aventureiro que atravessaria o globo inteiro em busca de novos sabores, experimente participar do Campeonato Nacional Finlandês de Sahti, celebrado tradicionalmente há 27 anos na cidade de Sastamala.

Como diriam os finlandeses: kippis! – ou – saúde!

Com informações de: American Homebrewers Association, Munchies (Vice) e Wikipédia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *