Categories
Bom de Fazer Carnes

Que molho!

Você já deve ter provado (ou pelo menos ter ouvido falar) no famoso molho curry. Esta iguaria apimentada de origem indiana, trazida pelos povos europeus durante as navegações do século XVI no Oriente, tornou-se cada vez mais popular no mundo ocidental conforme a passagem do tempo. Uma mistura de ervas, o pó-de-curry é basicamente composto por açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela – que, juntos, conferem uma coloração ligeiramente marrom-avermelhada, dependendo da intensidade de cada ingrediente.

Segundo a Wikipédia, a origem da palavra curry (empréstimo que os brasileiros fizeram da língua inglesa) está localizada na língua tâmil, um dos diversos idiomas utilizados no sul da Índia, Sri Lanka e Singapura. கறி) ou “kari” significa “molho”. E que molho!

Nas palavras do professor Dr. Mahtab Jafari, da Universidade da Califórnia (EUA), o tempero da vida –como é conhecido o curry em grande parte da Ásia – possui inúmeros benefícios à saúde: “Estudos preliminares em laboratórios sugerem que este tempero possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatória e anticancerígena”. Propriedades estas ligadas diretamente à curcumina, um componente ativo do açafrão-da-terra.

Podendo ser utilizado sobre praticamente todos os tipos de alimentos, incluindo frutas, carnes e vegetais, o curry também pode ser um excelente substituto para salgar a sua refeição sem os riscos do sódio do sal tradicional.

O tempero fez tanto sucesso que praticamente se instalou na cozinha do mundo inteiro. Em Portugal, o curry é conhecido como “caril”; no Japão, trata-se do famoso “karê”. No entanto, uma coisa é certa: cada qual com seu nome, mas todos com uma cerveja na mão – o molho ligeiramente apimentado vai fazer você implorar por uma gelada.

Karê Japonês com Cerveja

Ingredientes (porção para 6 pessoas):

  • 1 cenoura grande;
  • 2 batatas médias;
  • ½ kg de alcatra cortada em cubos;
  • 1 lata de cerveja pilsen;
  • 250 ml de água;
  • 4 colheres de sopa de óleo;
  • 1 caixinha pequena (100g) de preparado pronto para karê.

Modo de Preparo:

  • Descasque e corte a cenoura e as batatas em cubos (tamanho médio 2x2cm);
  • Em uma panela de pressão, refogue a carne em óleo quente;
  • Quando a carne estiver dourada, acrescente a cerveja, a água (de preferência quente) e tampe a panela de pressão;
  • Quando começar o ruído que indica que a panela está cozinhando com pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos;
  • Desligue o fogo, retire a pressão e coloque a cenoura as batatas;
  • Deixe cozinhar por mais alguns minutos (pode ser sem pressão), até que os legumes estejam macios;
  • Coloque todo o conteúdo da caixinha de preparado para karê e misture bem até que esteja totalmente dissolvido e incorporado;
  • Sirva com arroz.

Dicas no Preparo do Karê:

  1. a) existem vários tipos e marcas de preparados prontos para karê. Há os fracos, que são mais suaves; os médios e os fortes. Experimente conforme a sua preferência, tendo em mente que essa diferenciação refere-se à intensidade do sabor do tempero de origem indiana, o ‘curry’, que é o ingrediente básico desses preparados;

    b) Você pode preparar o karê usando o pó de curry, no lugar do preparado pronto. Para a porção para 6 pessoas, coloque aproximadamente 3 colheres de sobremesa de pó de curry dissolvidos em 1 copo de água. Misture bem e acrescente mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou maisena dissolvidos em ½ copo de água. Tempere com algumas gotas de shoyu, sal e aji-no-moto a gosto.

Dica – Como servir o Karê:

  1. a) O Karê é sempre acompanhado de arroz. Além do arroz, o karê fica uma delícia servido com alho-poró cortado em fatias finas e refogado só com manteiga e sal;

    b) Existem variações desse prato, sendo a mais difundida o ‘beef karê’, igualmente fácil de preparar. Basta não colocar carne em cubos no cozimento e fritar, à parte, um bife à milanesa, que pode ser de carne bovina ou suína. Na hora de servir, coloque o bife junto ao arroz, já fatiado e cubra tudo com o karê.

Com informações de: Biotipo, Copacabana Runners, Epoch Times, Universidade da Califórnia (EUA)Wikipédia

Fonte da receita: Asia Shop (contém adaptações)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *