Categories
Bom de Fazer Comida de Boteco

Passando Cerveja no Pão

“Bebo-o porque líquido, se fosse sólido comê-lo-ia”, disse uma vez Jânio Quadros, o então vigésimo segundo presidente do Brasil, consagrando mais um lugar na História com suas célebres frases. Mal saberia ele que, anos após este pronunciamento, esta premissa poderia se tornar uma realidade.

De acordo com matéria publicada no portal BOL, o ano de 2013 viu surgir a possibilidade de se ingerir a cerveja não através do tradicional líquido dourado em um copo, mas através do garfo e faca em um prato. Antes de você entortar o rosto com sinal de interrogação, explicamos melhor: uma cervejaria na Itália se uniu à fábrica de chocolates Napoleone e criou a “cerveja sólida”, ou pasta de cerveja, que pode ser passada sobre torradas, pães e sorvete, dependendo do gosto do freguês.

Segundo Emanuela Laurenzini, sócia da cervejaria italiana, ela pensou que “o dono da Chocolateria Napoleone estava brincando quando disse que podíamos comer cerveja ao invés de bebê-la, bastando engrossá-la” e que, desde aquele momento, eles começaram a fazer experimentos, “como químicos de verdade”, comenta entre surpresa e riso sobre a nova descoberta.

E você, já pensou em comer cerveja ao invés de bebê-la? A receita abaixo te ensinam a como preparar a sua própria cerveja sólida. Experimente! Depois diga-nos o que achou desta nova modalidade entre os esportistas de bar.

Cerveja Sólida ou Pasta de Cerveja

Cerveja Sólida com pectina

Ingredientes:

  • 600 ml de cerveja clara
  • 300 gramas de açúcar refinado
  • paus de canela a gosto
  • 18 gramas de pectina de fruta

Modo de Preparo:

  • Em uma panela grande com fundo grosso, deixe ferver por 1 minuto a cerveja, juntamente com a pectina, mexendo delicadamente, caso contrário, as espumas de cerveja tenderão a sair do pote.
  • Adicione o açúcar e a canela, mexa delicadamente e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Transfira a pasta em frascos esterilizados, feche-os e coloque-os de cabeça para baixo, de modo que o vácuo seja formado.
  • Deixe esfriar e guarde na geladeira por pelo menos 3 horas.
  • A pasta deve ser consumida em até uma semana.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *