Categories
Bom de copo

Ice Beer

Se existe uma coisa que os canadenses podem se orgulhar e afirmar de peito aberto é que eles entendem de gelo. Localizado no extremo norte das Américas, o segundo maior país do mundo enfrenta temperaturas polares, com um recorde de gelar o coração, com incríveis -63ºC, registrado na província de Yukon. Apesar desta intensidade invernal, o Canadá também figura na lista dos países mais industrializados do mundo, entre os cinco melhores lugares para se viver no planeta e com um altíssimo índice de desenvolvimento humano. De uma forma ou de outra, frio não é impeditivo para ninguém deixar de fazer alguma coisa por lá, muito pelo contrário: frio foi o combustível para eles criarem uma cerveja diferente, a ice beer – ou cerveja de gelo.

Feita num processo que lembra a Eisbock alemã, a ice beer canadense nasceu no ano de 1993 e possui um método um tanto inusitado em sua fabricação: o líquido é submetido a um intenso congelamento progressivo, no qual cristais de gelos são formados e filtrados. Por conta das propriedades naturais do álcool, que só congela a temperaturas abaixo de -114ºC (muito abaixo da água, a 0ºC) este processo, chamado de congelamento fracionário, faz com que a concentração alcoólica da ice beer seja mais elevada que as cervejas pilsen comuns, acima de 5,5%.

Em linhas gerais, poder-se-ia dizer que as ice beer são um tipo de Pale lager de baixa fermentação, mais refrescantes e com uma leve presença maior de álcool. Entre uma Eisbock e uma ice beer, a diferença se encontra basicamente na adição anterior de água – mais presente na confecção americana do que na confecção europeia.

Um novo estilo refrescante ou puro marketing eficaz? Seja como for, os canadenses dominaram a técnica do frio conforme seus interesses, patentearam esse método. e comercializaram no mundo todo a mais nova gelada do momento. Ponto para os irmãos do norte.

Com informações de: O Globo, Organização das Nações Unidas (ONU), Sindcerv, Wikipédia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *