Categories
Bom Saber

De 0 a 67,5%

Cada vez mais, as cervejas sem álcool vêm conquistando novos adeptos no Brasil. Ainda que elas representem uma fatia mínima do consumo total de cerveja – cerca de 1% das vendas anuais –, são as sem álcool que mais crescem no mercado anualmente. Segundo a consultoria Euromonitor Internacional, estima-se uma queda de 2% no volume de vendas das cervejas tradicionais para este ano, enquanto as sem álcool projetam um aumento de 3% entre os anos de 2015 a 2020. Em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, o professor do Instituto de Cerveja e da Associação Brasileira de Sommeliers afirma que este sucesso se deve à “melhora significativa no sabor das cervejas sem álcool”, além da maior oferta deste tipo de bebida nos últimos anos, “o que tornou a bebida mais atrativa”.

Indo totalmente na contramão, a cervejaria escocesa Brewmeister criou, em 2013, a candidata ao topo do pódio no que se refere à cerveja mais alcoólica do mundo. A Snake Venom ou “Veneno de Cobra”, afirma ter impressionantes 67,5% de graduação alcoólica. Para efeito de comparação, uma cerveja “padrão” no mercado brasileiro possui, em média, 4,5% de graduação alcóolica.

Confeccionada com dois tipos de levedura, a “cerveja mais forte do mundo” é finalizada com o método de resfriamento fracionado – no qual parte da água é removida, após congelada em pequenos cristais de gelo. A Snake Venom pode ser encontrada em alguns mercados do Reino Unido por uma bagatela de 50 libras esterlinas, equivalente a 200 reais no câmbio atual. Segundo Lewis Shand, da Brewmeister, em entrevista concedida ao jornal Daily Mail, do Reino Unido: “A Snake Venom não é como as outras cervejas, na qual não recomendamos beber uma garrafa inteira de uma vez” – ainda bem que você nos alertou, Lewis!

E você, se tivesse que escolher entre uma cerveja de qualidade 0% e uma veneno de cobra 67,5%, com qual ficaria? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.
Com informações de: Daily Mail, Drink Supermarket, Hi Consumption e Valor Econômico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *