Categories
Bom de copo Estilos de Cerveja

Lager ou Ale? Saiba a diferença dos principais estilos de cerveja

Podemos chamar de cerveja todas aquelas bebidas feitas à base de malte, lúpulo, leveduras e água. A partir desses quatro itens, variando entre tipos de ingredientes e técnicas de produção, é possível criar uma infinidade de cervejas, como Pilsen, Weiss, IPA, APA, Witbier, entre outras. 

O que muitos não sabem, entretanto, é que a grande maioria delas pode ser dividida basicamente em duas categorias: Lager e Ale. Isso vai depender, mais precisamente, do tipo de fermentação utilizada pelo produtor.

Ficou curioso para saber mais? A seguir, esclarecemos as diferenças entre cervejas de alta e baixa fermentação, como elas são feitas e quais as características de cada uma.

Cervejas Lager

As cervejas da família Lager são as mais consumidas do mundo. Elas têm como principal característica a baixa fermentação, que ocorre em temperaturas entre 6 e 16 graus. Após a adição das leveduras, elas se reproduzem e vão gerando sedimentos que, por sua vez, ficam acumulados no fundo dos tanques. 

Acredita-se que tenham sido criadas na Europa durante o século 19 graças às tentativas de criar bebidas leves e saborosas. À época, para manter o mosto resfriado (ou seja, o líquido pré-cerveja), os produtores estocavam os barris no subterrâneo.

Até hoje, o mesmo processo é simulado pelas cervejarias, porém tanto a fermentação quanto a temperatura podem ser controladas de forma industrializada.

lager e ale
As cervejas Lager são aquelas fermentadas em baixas temperaturas.

Em geral, as Lager costumam ter um corpo mais leve e teor alcoólico moderado. Dependendo da preferência do produtor, podem evidenciar mais as características do lúpulo, do malte, ou até de ambos.

Tipos de cerveja Lager

São muitos os estilos de Lager. Para começar, é importante citar tipos bastante difundidos no mercado, como Pilsen, Lager e American Lager. Eles se caracterizam pela coloração dourada, espuma branca leve e sabor balanceado.

Já no âmbito das cervejas de coloração escura, temos a Bock. Esse estilo é caracterizado pelo uso de maltes tostados e, por isso, traz aromas adocicados, que remetem a café e chocolate.

Há ainda outros estilos mais vanguardistas, como Munich Helles, Märzen, Vienna Lager e Dortmunder. São bebidas com personalidade mais forte, que muitas vezes evidenciam a característica dos lúpulos.

Cervejas Ale

Do outro lado do espectro estão as Ale, também conhecidas como cervejas de alta fermentação. Elas existem há mais tempo que as Lager, já que, até que fosse criado um método de mantê-las frias, elas eram feitas em altas temperaturas.

Durante a fermentação, os sedimentos das leveduras se aglomeram formando uma teia e, ao invés de descer, essa estrutura sobe e se acumula no topo do tanque. Os líquidos são mantidos em temperaturas entre 15 e 24 graus.

lager e ale cervejas ale
Na dúvida se sua cerveja é uma Lager ou Ale? Lembre-se que o estilo de alta fermentação costuma ser mais encorpado e alcoólico.

Uma curiosidade é que, em alguns países como Inglaterra e Dinamarca, a palavra Ale é usada como sinônimo de cerveja. Portanto, se for para algum desses lugares, certifique-se que está pedindo a bebida certa!

Geralmente, elas são um pouco mais encorpadas, com teor alcoólico mais elevado. 

Tipos de cerveja Ale

Entre as Ale, podemos encontrar estilos muito conhecidos dos cervejeiros artesanais, como Indian Pale Ale (IPA) e American Pale Ale (APA). A coloração é mais puxada para o âmbar, e se destacam as características advindas do lúpulo, como o amargor e as notas florais e herbais.

Um estilo bastante conhecido é a Witbier, que existe pelo menos desde o século 17 na Bélgica. É feita de trigo e, muitas vezes, leva ingredientes como sementes de coentro e cascas de limão ou laranja. A coloração é branca,a aparência é turva e apresenta deliciosos sabores cítricos e herbais.

Outra cerveja à base de trigo é a Weiss, uma bebida alemã refrescante e encorpada. No sabor, muitas vezes apresenta características de frutas e especiarias, como noz moscada e cravo.

Para fechar os estilos de Ale, podemos citar a cerveja escura Porter. É uma variação criada no Reino Unido, onde era apreciada pelos trabalhadores portuários — e, por isso, leva esse nome. Os aromas são um show à parte, e podem apresentar nuances de nozes, caramelo, além de toques florais e terrosos.

Onde comprar cervejas Lager e Ale

Depois de saber as diferenças na teoria, é importante saber na prática! Ao degustar rótulos de ambos os estilos, você poderá perceber as nuances e entender como os métodos de produção podem influenciar nas bebidas.


No Bom de Beer, você encontra cervejas Lager e Ale de grandes fabricantes, como Petra, Black Princess, Weltenburger, Brassaria Ampolis, Lund e Blondine. Clique no banner abaixo para conferir!

lager ou ale