Categories
Bom de copo

Todo cuidado é pouco

Das coisas que a gente gosta, nós as tratamos com muito carinho, não é mesmo? E se tratando de cerveja, todo cuidado é pouco. Você já pensou qual é a melhor maneira de guardar as garrafas na sua geladeira? A qual temperatura? (Uma dica: se você pensa que cerveja é vinho, cerveja não é vinho não).

Um dos grandes fatores que deterioram a qualidade da cerveja mais rapidamente é justamente o ar. Enquanto nós não conseguimos viver sem ele, o oxigênio é responsável pela oxidação – que é basicamente o “envelhecimento” dos compostos orgânicos na bebida. Ou seja, assim como nós, a cada “respirada” que a cerveja faz, mais velha ela se torna. A fim de evitar as rugas na bebida e o seu envelhecimento precoce, sugere-se manter as garrafas sempre na posição vertical (em pé), fazendo com o que o contato do líquido e seus compostos com o oxigênio seja menor. Ainda mais: tratando-se das cervejas especiais não filtradas – aquelas que possuem restinhos no fundo, chamados de sedimentos – a posição vertical garante que estes mesmos sedimentos permaneçam no fundo da embalagem e longe da sua boca.

Se a geladeira estiver muito cheia e você não for consumir a sua cerveja imediatamente, um local fresco, fechado e sem interferência da luz é recomendado para armazenar a bebida. Componentes do lúpulo, por exemplo, estragam rapidamente em contato com o sol.

Segundo Michael Jackson (não o cantor pop norte-americano, mas o renomado crítico de bebidas britânico), conhecido como o “caçador de cerveja”, existem níveis de temperatura para se servir uma gelada, que variam de acordo com o tipo da cerveja e o gosto do freguês. Em resumo – mas não necessariamente uma regra a ser seguida à risca – quanto mais clara e leve uma cerveja (a exemplo das tradicionais pilsen), mais gelada pode se servir a bebida. Se a proposta é aguar a garganta: até 4ºC é o ideal para o consumo. A efeito de comparação, as cervejas mais fortes, estilo bock, por exemplo, podem ser consumidas a temperaturas ambientes (da Inglaterra), ou seja, até 15ºC.

Lembre-se da cerveja como quem cuida de um filho. Uma boa armazenagem (carinho) a uma temperatura ideal (conforto) garantirão uma experiência sempre positiva e agradável. Pois a boa cerveja à casa retorna.

Com informações de: Portal G1, Guizmodo e R7

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *